O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de Março por grupos de mulheres em todo mundo em homenagem àquelas que, desde sempre, lutaram e morreram pela igualdade de direitos e pela sua dignidade enquanto pessoa. É uma data também celebrada pela ONU e, em numerosos países, uma festa nacional.
Quando as mulheres de todos os continentes, muitas vezes separadas por fronteiras e por diferenças étnicas, linguísticas, culturais, económicas e políticas, se reúnem para celebrar o seu Dia, elas podem ver, se olharem para trás, que se trata de uma tradição com mais de 90 anos de luta pela igualdade, a justiça, a paz e o desenvolvimento.
Aqui, hoje, quisemos suscitar a reflexão sobre a condição feminina neste início de século e lembrar que a sociedade é feita de homens e de mulheres e que ambos os géneros se complementam em todos os momentos das suas vidas; lembrar, ainda, que a luta das mulheres não é contra os homens; é para o reconhecimento da pessoa sensível e digna de respeito que é a mulher enquanto ser humano, com direitos iguais por ser tão indispensável quanto o homem neste mundo.
O ideal seria que deixasse de existir este Dia e que o respeito seja uma evidência e os maus tratos uma excepção. Só, nessa altura, poderemos falar em harmonia e igualdade.
Finalmente, em nome da Escola, gostaria de agradecer a presença de todos e, em especial, às nossas convidadas, Senhora Tenente-Coronel Anabela Varela, Drª. Ana Paula Costa – assessora do Governador Civil-, Drª. Manuela Mendonça – dirigente do sindicato FENPROF-, Drª. Maria Luísa Gonçalves – artista plástica-, que tão gentilmente acederam ao nosso convite para estarem aqui connosco, a fim de dar o seu testemunho.
Uma palavra de agradecimento, ainda, à Fundação Cupertino de Miranda que tem sido nossa parceira na cedência do auditório para a realização dos diversos eventos que a Escola Camilo Castelo Branco tem desenvolvido ao longo deste ano lectivo.
1 comentário:
Olá,
Simples e lindo...
Não pude estar presente mas estou muito satisfeito por tudo ter corrido bem.
Felicidades para ti.
Eduardo João
Enviar um comentário